Pesquisar neste blog

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Invasão Chinesa

A cada dia mais, os produtos chineses estão mais presentes em nosso mercado, desde simples brinquedos, a produtos mais caros como carros, motos...
Então ai vai a critica sobre os carros chineses que tem maior possibilidade de dar certo em nosso mercado.


                            Chery Face 
O chery Face é um carro que ja esta dando certo no Brasil, custa a partir de R$ 30.500, e ja vem com tudo de mais moderno em equipamento, como: Ar Condicionado, Direção Hidraulica, Trio eletrico, Rodas de Liga leve, ABS, Air Bag e EBD, entre outros itens que destacam o Face perante seus concorrentes, e que lhe permite vendas consideradas boas, para um carro importado. O Face vendeu no ultimo mes 549 unidades, o que é bom porque a Chery so dispõe de 30 concessionarias, enquanto isso, o Polo vendeu em outubro 903 unidades, e se levarmos em conta que o Polo dispõe de 600 concessionarias, e é mais conhecido que o Face, podemos afirmar que o Chinesinho esta sendo muito bem aceito.

Visão geral: Desenhado pelo estudio Italiano de Pinifarina, o Face tem um design bonito, moderno e muito charmoso. As primeira unidades trasidas ao Brasil para testes, apresentaram algumas falhas de acabamento, de suspensão que era muito "mole", e que acabaram deixando má impressão. Porém nas unidades produzidas em série, boa parte destes problemas foram corrigidos. Como o acabamento interno com falhas de encaixe e fragilidade, onde agora foram trocadas algumas peças, e ouve a correção dos encaixes, e dos parafusos a mostras que foram camuflados.
O Face possui um bom motor 1.3 16 valvulas, que proporciona 84 cv de potencia com gasolina, pois não é flex, e consegue alcansar 158 km por hora ( um Palio 1.0 chega á 152). O Flex deve chegar em meados de 2012, ou quando a Chery inaugurar sua fabrica aqui.
O Face possui 3.76 metros de comprimento ( tamanho de novo Uno), 1.60 de largura, e 1.57 de altura ( altura de meriva), e 2.40 metros de entre eixo ( espaço de Palio), e 210 litros de porta malas( um Celta tem 250 litros de capacidade nesse quesito). Essas medidas afirmam que o Face é um monovolume( minivan), seu  interior e capaz de proporcionar conforto para 4 adultos, seu porta malas pequeno é recompensado pelas alças no teto que permitem levar alguma coisa.
Em fim o Face é mais uma aposta chinesa no Brasil, por R$ 30.500, da para levar um carro completo, bem acabado, com 3 anos de garantia ( a concorrencia geralmente so oferece 1 ano), com motor 1.3 16 v ( a concorrencia a esse preço é 1.0). Por tudo isso e mais é que eu afirmo que vale a pena apostar, porem fique esperto com a desvalorização, pois ela pode ser alta.


Lifan 320
O Lifan 320, é a copia do Mini Cooper por apenas R$ 31.900, e ja vem com Ar condicionado (ecologico), Direção Hidraulica, Trio eletrico, Rodas de Liga leve aro 14, ABS + EBD e Air Bag frontal, como principais itens de série. 
A Lifan dispõe atualmente de 12 concessionarias, e ja tem outras 10 em construção, em Minas, temos concessionaria em: BH, Contagem e em Juiz de Fora. 
Em outubro foram vendidos 232 unidades do 320, um numero considerado bom, se levarmos em conta que a Lifan so dispõe de 12 concesionarias em operação.

Visão geral: O 320 é sem duvida uma copia quase exata do Mini Cooper, mesmo não tendo originalidade, o design é bonito, e da ate para "tirar onda" falando que é um Cooper.
Poucos testes foram realisados com o carro, mas pelos poucos testes podemos dizer que ele é um carro completo, possui um acabamento de um nivel superior, com desenhos circulares, ultilisando bons tecidos e plasticos de boa testura. Suas medidas são: 3.73 metros de omprimento,  1.62 metros de largura, 1.44 metros de altura, 2.34 metros de entre eixo e 300 litros de capacidade de porta malas( equivalente a de um Fiesta). Ele é empurrado por um propulsor 1.3 de 88 cv, e é capaz de alcansar 160 km por hora ( um palio 1.4 chega á 168).
Pelo valor de R$ 31.900, podemos dizer que este é tambem um modelo competitivo, e que pode assim como o Face, brigar por boas posições no ranking de vendas. Porem a Lifan não possui as serias intensões que a Chery tem em nosso mercado, pois o presidante da marca anda não decidiu se vai querer implantar uma industria aqui.


segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Saindo do 1.0


                    Este é o Renault Logan


O Renault Logan custa a partir de R$ 27.990, e na versão testada com com os seguintes opicionais, com Ar Condicionado, Direção Hidraulica, Trio eletrico, Rodas de Liga a ABS chega á 41.900.

Visão geral: O Logan é um carro familiar, com uma suspensão mais macia, e com espaço interno digno de Corolla, o Logan surpreende por todo o espaço e conforto oferecidos aos usuarios. Suas medidas são: 4.27 metros de comprimento, 1.73 metros de largura, 1.48 metros de altura, 515 litros de capacidade para bagagem no maleiro e 2.61 metros de entre eixo.
Porém sua ergonomia (acabamento interno), não anda no mesmo caminho, seu interior esta melhor graças as mudanças sofridas na ultima alteração, mas ainda é espartano, usa plasticos simples, tiras de tecidos nas portas, e o painel deu uma melhorada, mesmo assim seu nivel de acabamento esta na media dos rivais.
Ele é empurrado por um propulsor 1.6 Flex de 96 cv com alcool, e 93 cv com gasolina, se comparado a outros 1.6, é pouco, mas o motor empurra bem os 1100 kg do Logan, e é economico, mesmo com o carro carregado.
No quesito design, o Logan melhorou, mas ainda é dificil achar alguem que fale que o Logan seja "lindo" igual aos concorrentes.

Este é o Fiat Siena
O Fiat Siena custa a partir de R$ 28.000, mas a versão testada foi a Essence 1.6 16 valvulas, e custa R$42.990, e ja vem com Ar Condicionado, Direção Hidraulica, Trio eletrico e Rodas de Liga leve como seus principais itens de série.

Visão geral: O Siena é apertado internamente, e baixo, o que prejudica pessoas mais altas, seu conjunto se suspensão é voltado para o conforto, mas em curvas acentuadas, a traseira inclina um pouco. Suas medidas são 4.15 metros de comprimento, 1.67 metros de largura, 1.47 metros de altura, 500 litros de porta malas, e 2.38 metros de entre eixo.
Seu acabamento interno pode ser considerado bom, de acordo com sua categoria, pois disponibilisa de computador de bordo, tecidos nas portas, plasticos de aspecto rasoavel, e bons tecidos que revestem os bancos.
O Siena é empurrado pelo novo 1.6 16 valvulas da FPT, com 117 cv com alcool e 115 cv com gasolina, que são capazes de  proporconar ao Siena o melhor desempenho, e um consumo de combustivel moderado.
No quesito design, o Siena pede uma mudança radical, pois sua carroceria esta muito defasada, porem o conjunto optico agrada.

Este é o Chevrolet Prisma

O Chevrolet Prisma custa a partir de R$ 29.000 na versão Joy, e pode chegar a R$ 35.000 na versão Max, com Ar Condicionado e Direção Hidrulica de série como principais itens de serie, porque ABS e outros recursos de conforto e segurança não estão disponiveis nem como opicionais.

Visão geral: O Prisma é o pior de todos, na quesito conforto, pois o motorista dirige em uma posição errada, por causa do volante deslocado para a direita, e os pedais deslocados para a esquerda, suas medidas são 4.13 metros de comprimento, 1.66 metros de largura, 1.44 metros de altura, 440 litros de porta malas, e 2.43 metros de entre eixo
Seu conjunto de suspensão é mais firme que o de seu concorrentes, o que penalisa o conforto, mas favorece o desempenho, sendo mais seguro em curvas mais fechadas, porem a chevrolet ainda tera de trabalhar muito neste conjunto de suspensão pois ele transmite as irregularidades do solo para o interior.
Seu acabamento interno é sem duvida, o pior da categoria, pois ha excesso de plastico no habitaculo interno, esse plastico é de pessima qualidade, o tecido dos bancos é simples, e o painel tem linhas muito simples, deixando o interior miseravel.
O Prisma possui o bom propulsor 1.4 da GM, que é capaz de render 97 cv com alcool e 95 cv com gasolina, que rende um bom desempenho, se comparado aos outros carros 1.4, e ainda por cima tem um consumo justo.
No quesito design posso afirmar que o prisma esta decadente pois a chevrolet não investe em renovações, o desenho esta cansaivo, e ate o Logan esta mais equilibrado.

Este é o novo VW Voyage

O VW Voyage cuta a partir de R$ 30.900, e pode chegar a R$ 46.000, com os seguintes itens de serie: Ar Condicionado, Direção Hidraulica, Trio Eletrico, Rodas de Liga leve e ABS como principais itens de série.

Visão geral: No quesito conforto, o Voyage é mediano, pois ofereçe um espaço interno bom para seus ocupantes (mesmo assim ainda não chega nem perto do bom espaço do Logan), a ergonomia é correta,pois ultiliza materiais de boa qualidade, o painel tem um desenho sobrio, e tem o uso de tecido nas portas, oferecendo assim um bom habitaculo para seus usuarios. Suas medidas são 4.19 metros de comprimento, 1.69 metros de largura, 1.46 metros de altura, 465 litros de porta malas e 2.49 metros de entre eixo. O Voyage é empurrado pelo conhecido AP 1.6 flex com 103 cv com alcool, e 101 cv com gasolina, apesar da pouca potencia, o Voyage tem bom torque, mas isso não o impediu de ficar atras do Siena na pista de testes, e de ficar empatado com o Prisma, que possui motor menor. Porém o motor se mostrou justo quanto ao consumo.


Veredicto: O Prisma é com certesa o mais espartano de todos, e o mais desconfortavel,  é também o mais barato, e o menos equipado pois o condutor não tem a opsão de escolher muitos itens, como por exemplo ABS e Air Bag, que não estão diponiveis nem como opicionais.
O Siena é o meio termo, possui o melhor conjunto mecanico, tem preço mediano, mas não é muito confortavel, e esta com os dias contados.
O Voyage é bom em quase todos os quesitos, so que é o mais caro, e esse fator pesa muito.
O vencedor é o Logan, porque é o mais espaçoso, seu acabamento esta na media, seu motor é economico, vem bem equipado, e tem o preço mais justo de todos.

domingo, 14 de novembro de 2010

Pagando menos

Este é o Astra Hatch

 O conhecido Astra esta em nosso mercado desde meados de 1999, e de la ate aqui ele quase não recebeu  modificações, e como os outros, esta com os dias contados.

Visão geral do carro: O Astra possui um bom espaço interno, capaz de acomodar rasoavelmente bem 5 adultos, suas medias são 4.23 metros de comprimento, 1.44 metros de altura, 2.61 de entre eixo e 1.73 metros de largura. São medidas  medianas, e estão talvez um pouco aquem dos seus rivais no quesito altura, pois sua pouca altura prejudica quem é alto, e dificulta no entra e sai do dia a dia.
Seu acabamento interno e com certeza o pior, pois ultilisa linhas retas que cansam a vista, materiais ruins e mal feitos, que dão um aspecto de pobresa ao Astra.
Em contrapartida, o Astra possui um exelente motor 2.0, capaz de render ate 140 cv com alcool, e 133 cv com gasolina, que dão ao Astra o posto de carro mais agil deste comparativo, mas isso tem um preço, por causa do grande motor, o Astra foi, junto com o Stilo, o mais "beberrão" de todos.
Em relação ao custo/beneficio, o Astra é ate interessante, pois vem de série com Ar Condicionado, Direção Hidraulica, Trio eletrico e Rodas de Liga leve como principais itens de série, e pode ser achado em sua versão mais barata, a partir de R$ 45.500 a R$ 47.900. 

Este é o FIAT Stilo

O Fiat Stilo, estreou aqui no Brasil em 2003 com um Design inovador, porem os anos, e as poucas modificações o fizeram perder o brilho, e também esta com os dias contados, por causa do Bravo.

Visão geral do carro: O Stilo possui junto com o 307, o melhor espaço interno, isso graça a suas vantajosas medidas de: 4.26 metros de comprimento, 1.50 metros de altura, 1.76 metros de largura e 2.63 metros de entre eixo, que proporcionam aos ocupantes com espaço e comodidade.
Seu acabamento interno é bom pois o desenho do painel agrada, e os materiais não são ruins.
Seu motor 1.8 ainda é o GM, ele possui bom torque em baixas rotações, tem 112 cv com gasolina e 116 cv com alcool, suficientes para dar ao Stilo, uma boa desenvoltura sem surpreender, mas sua consepsão antiga penalisa o consumo, bebeu tanto quanto o Astra, e não teve tal desenvoltura.
Por R$ 48.000 da para levar um Stilo 1.8 Attractive com Ar Condicionado, Direção Hidraulica, Trio eletrico  e Rodas de Liga leve aro 15.

Este é o VW Golf

Esta geração do Golf esta no Brasil desde 2006, o Design ainda agrada, mas ja pede mudanças e também esta com os dias contados, pois a VW pretende renovar toda a sua linha de veiculos ate 2012.

Visão geral do carro: O Golf possui o pior espaço interno do quarteto, pois suas medidas de: 4.18 metros de comprimento, 1.47 metros de altura, 1.77 de largura e 2.54 metros de entre eixo, não proporcionam o melhor espaço interno, mas é rasoavel.
Seu acabamento interno é bom, pois ultilisa plasticos de boa qualidade, encaixes bem feitos, porem as linhas do painel deixam o ambiente muito monotono.
O Golf vem equipado com o conhecido AP 1.6 flex, que desenvolve miseros 101 cv com gasolina, e 103 cv com alcool, que o deixa muito atras dos concorrentes no quesito desempenho, porém ele foi o mais economico de todos os carros avaliados.
Com R$ 50.000 da para levar um Golf 1.6 Flex com Ar Condicionado, Direção Hidraulica, Trio eletrico, e Rodas de Liga aro 15.

Este é o Peugeot 307

O querido 307 esta o Brasil á quase 7 anos, e sofreu apenas um face lift, e esta com os dias contados pois o sedan 307 e a perua ja sairam de linha para dar lugar a familia 308.

Visão geral do carro: O 307 é o que acomoda melhor os ocupante, e suas medidas são: 4.25 metros de comprimento, 1.55 metros de altura, 1.75 metros de largura e 2.65 metros de entre eixo, que proporcionam mais conforto do que os outros, porque é o mais alto.
O acabamento interno é também o melhor, pois tem linhas modernas, ultilisa bons materiais, e tem detalhes como as molduras em aço escovado, que reforsam a sensação de bem estar no carro.
Vem equipado com um bom motor 1.6 que desenvolve 110 cv com gasolina e 113 cv com alcool, que é apaz de garantir ao 307, um desempenho mediano, e um consumo apenas moderado.
Por R$ 49.900 da para levar para casa um Peugeot 307 com Ar Condicionado digital, Direção eletrica, Trio eletrico, Rodas de Liga leve aro 15, ABS e Air Bag.


Veredicto:  O ganhador do comparativo, é sem duvida, o 307, pois ganha na maioria dos quesitos, possui um excelente espaço interno, seu design esta em dia, seu acabamento é bom, e vem muito bem equipado, com um preço na media dos seus rivais. Mas se você quer um carro mais potente, e de Marca mais conhecida, va de Stilo. 
Em contrapartida, todos os modelos avaliados, estão com os dias contados, por isso eles tem preços competitivos.